R. Padre Achiles Saporitti, 1220 - Divino • Palmas/PR

( +55 ) 46 3263-1632

abcc@abccaracu.com.br

image 09/10/2020

Agropecuária Carolina Visconti - Um sonho que está se tornando uma realidade...

por Redação

Após uma vida dedicada à pecuária de leite, dando sequência a um trabalho de algumas gerações da família, eu Renato Visconti Filho, resolvi por uma série de razões fechar este ciclo e iniciar na pecuária de corte. Foi uma decisão difícil de ser tomada. Sempre me dediquei de coração a atividade leiteira e até então, não tinha a noção do quanto a pecuária de corte se tornaria de forma tão rápida, mais uma atividade apaixonante na minha vida. Decisão tomada, fui em busca de um objetivo e optei pela cria, então iniciei a busca de uma raça para esta atividade.

 

Iniciei com matrizes mestiças de Nelore/Brahman, Nelore/Angus, Nelore/Tabapuã, fui experimentando o manejo, me adequando à novas práticas sanitárias, reprodutivas, novo manejo do gado no curral, fui aprendendo na prática, já que a pecuária sempre esteve no sangue da família. Procurei dar a mesma qualidade ao trabalho que eu tinha com o gado de leite. Na produção de bezerros tive um bom retorno, já que os desmames sempre foram vendidos sem nenhuma dificuldade. Então surgiu uma outra decisão a ser tomada, aumentar a escala de produção ou focar na qualidade, agregando mais valor ao produto gerado por este trabalho? Optei pela qualidade.

 

Resolvi procurar uma raça pura que se adaptasse à minha região, região Sul-fluminense, cidade de Paraíba do Sul-RJ. Fui buscando informações e reencontrei a raça Caracu. Fiquei surpreso com o salto de qualidade que a raça deu nos últimos anos, gado de extrema adaptação às condições mais severas de topografia, clima, qualidade de alimento, resistente a ecto e endo parasitas, gado extremamente fértil, dócil, precoce sexualmente e no acabamento, com qualidade e sabor de uma carne macia, por conta do seu marmoreio. Não pensei duas vezes. Fui a Palmas-PR, sede da ABC Caracu, visitar alguns criadores e me inteirar mais sobre a raça. Criei uma pequena empresa, Agropecuária Carolina Visconti, nome escolhido por homenagem à minha filha, que hoje não está mais presente aqui conosco, mas, é nosso anjo da guarda de sempre.

 

Iniciei minha jornada na Raça Caracu, tendo como objetivo o fomento da raça no estado do RJ através de parcerias que foram estabelecidas com criadores de gado zebuíno, para que estes criatórios experimentassem o Caracu no cruzamento. Os resultados foram além da nossa expectativa. Bezerros desmamados com pelo menos 1@ a mais que os zebuínos. Precocidade no ganho de peso pós desmama e evoluindo bem na recria e engorda. Gado chegando ao frigorífico com 18 a 20 meses, pesando o mesmo número em arrobas. Carne de boa qualidade com excelente sabor, cobertura de gordura e marmoreio.

 

No manejo reprodutivo, a IATF faz parte da nossa rotina e estamos investindo em multiplicação do rebanho puro com técnicas de FIV e TE. Vivenciamos o aumento da demanda por touros para cobertura a campo, uma atividade onde o Caracu é imbatível, um touro para um lote de 40 a 50 vacas, fechando estação de monta com percentual de prenheses acima de 90%. A nossa expectativa pela procura por touros da variedade mocha da raça Caracu se confirmou, baseada na facilidade de manejo e maior precocidade dos animais tanto sexual quanto para ganho de peso com deposição de gordura e marmoreio da carne. Estamos numa fase de redirecionamento da nossa seleção para esta variedade mocha.

 

Nestas idas e vindas da vida, me tornei presidente da ABC Caracu, aumentando ainda mais a minha responsabilidade no trabalho com a raça. Temos um longo caminho pela frente, tanto na Agro-Carolina quanto na ABC Caracu, mas, pautando em honestidade e qualidade, teremos o que ele merece. É uma raça para ser utilizada sem moderação. Os resultados os surpreenderão, com certeza. Hoje me sinto feliz pela escolha que fiz e por poder trazer meu neto, Joaquim, para este convívio saudável, iniciando, quem sabe, um novo ciclo da pecuária em nossas vidas.

 

Agropecuária Carolina Visconti – Paraíba do Sul RJ

(32) 98823-2114/E-mail: agrovisconti@gmail.com

Instagram: @agrovisconti

 

Revista DBO. Ano 39. n.° 479 – Setembro/2020.