20/04/2021
VÍDEO: RAÇA PRODUZ CARCAÇA SUPER PESADA COM RUSTICIDADEEm meados de 1980, com um número pequeno de fêmeas e mais quatro touros, todos da raça Mocho Nacional, trazidos de Curitibanos/SC para Uberaba/MG, o Sr. Adílio Camargo Costa deu continuidade à criação desses exemplares remanescentes na propriedade Fazenda Três Barras. Por volta de 1991, na tentativa de localizar os últimos núcleos de criação de animais puros da raça Mocho Nacional, a EMBRAPA-CENARGEN estabeleceu a Fazenda Três Barras como um dos três núcleos de criadores existentes à época e aqui desenvolveu, sob a coordenação de capacitada equipe de doutores, zootécnicos e veterinários, importante programa para conservação desses recursos genéticos visando o máximo aproveitamento do potencial produtivo dos animais selecionados na propriedade.
Ainda nesse período, Sr. Adílio passou a realizar o cruzamento de animais Mocho Nacional com animais da Raça Nelore em sua propriedade e obteve excelentes resultados, pois os produtos eram comercializados com melhores preços em leilões na região em razão, da conformação moderna de carcaça e habilidade para ganho de peso. Posteriormente, com a abertura do registro de animais da variedade Mocha do Caracu (Mocho Caracu), homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Caracu — ABCC, a Fazenda Três Barras passou então a realizar o controle e registro de seus animais, sempre com rigorosa seleção e acompanhamento para aprimorar a raça em sua variedade mocha. Animais selecionados do plantel do Sr. Adílio, em conjunto com seu filho Adílio Júnior, são encaminhados anualmente para o Instituto de Zootecnia (IZ) em Sertãozinho/SP, para provas de ganho de peso e sempre têm obtido excelentes resultados.
Ademais o rebanho possui acompanhamento técnico para avaliação de acasalamentos para monta e dos quesitos: fertilidade, precocidade, marmoreio e habilidade materna com respostas positivas e sucessivos ganhos ao longo dos anos. Verifica-se como resposta de todo esse trabalho de mais de 25 anos de seleção, a boa comercialização dos animais Mocho Caracu da marca TB para diversos Estados do Brasil, com a venda de exemplares para reprodução, coleta de embriões, bem como, machos e fêmeas com idade de 13 a 30 meses para recria. Como exemplo, entre outros, temos o Touro Quilate da TB que rendeu excelente prole reconhecida nacionalmente, cujo exemplar foi submetido à coleta de sêmen sendo o material comercializado em sua totalidade em curto tempo. Essa é uma parte da história do Mocho Caracu da TB, que espera contribuir muito para o aprimoramento da raça, em sua variedade mocha, que tem se mostrado apta a atender o crescente e exigente mercado da carne.
Adilio Camargo Costa (34) 99978-1932
Adilio Camargo Junior (34) 99928-6787
Instagram: mochocaracu
Site: www.mochocaracu.com.br / www.fazendatb.com.br
Revista DBO. Ano 39. n.° 478 – Agosto/2020.
09/10/2020
MOCHO CARACU DA TB - FAZENDA TRÊS BARRAS24/07/2020
Matéria Revista DBO27/02/2020
NOVO VÍDEO INTERATIVO DA RAÇA CARACURua Padre Achilles Saporitti - 1220 - Divino • Palmas - Paraná
Telefone: +55 46 3263-1632
E-mail: abcc@abccaracu.com.br
A Associação Brasileira de Criadores de Caracu foi fundada em 1916 e está sediada em Palmas/PR desde o ano de 1983. A ABCCaracu vem desenvolvendo projetos de fomento do cruzamento industrial com Caracu em praticamente todas as regiões do Brasil, projetos de pesquisa na qualidade de carne em parceria com a Embrapa e projetos de ganho de peso e eficiência alimentar junto aos criadores na região de Palmas.
copyright © 2020 ABC Caracu. Todos os Direitos Reservados.